CONDIMENTOS - ALHO NEGRO

Adocicado, macio, sabor levemente defumado e frutado.

Atributos dado ao alho negro, ingrediente cada vez mais utilizado entre os Chefs e Gourmets.
O alho negro é o alho comum, porém ele passa por um cuidadoso processo de fermentação em estufas, o que modifica sua cor e sabor. A casca fica dourada e a polpa negra, dando a impressão que está podre.
De origem contraditória, Japão e Coréia disputam sua paternidade. Na Coreia, é utilizado como suplemento na dieta por conter alto teor de antioxidantes, substâncias benéficas à saúde. Porém há referências sobre um pesquisador japonês que teria “inventado” o tal alho em 2005. Foi no Japão que o famoso chef espanhol Ferran Adrià teria provado pela primeira vez, em 2007.
O processo não parece tão complicado. São escolhidas as melhores cabeças de alho e colocadas em uma estufa por 3 semanas a 1 mês, com temperatura e umidade controladas. Não é aplicado nenhuma substância. O alho é puro. Após atingir o ponto ideal de maturação, o alho negro é comercializado. Em embalagem muito bem fechada, ele dura até 3 meses em geladeira.
Uma das melhores maneiras de degustá-las é simples demais: em omelete. E, assim fiz com o alho. Simplesmente guarnecendo ovos moles. Enriquecendo uma refeição caseira com um ingrediente fantástico.

Assista ao vídeo do Globo Rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA